sexta-feira, 1 de junho de 2012

Diretora da 16ª DIRES fala sobre a situação da Dengue em Jacobina e região

Segundo relatório da equipe de combate a dengue o número já é de 1098 casos, com dois óbitos.



Em entrevista ao Blitz Total 2ª edição desta quarta-feira (30), a Diretora da 16ª Dires, a enfermeira Kátia Alves informou ao grande público da Jacobina FM sobre os casos de Dengue em Jacobina em 2012. Segundo relatório da equipe de combate a dengue o número já é de 1098 casos, com dois óbitos.
A Diretora da Dires falou também sobre a dengue tipo 4 que já circula em Jacobina, Miguel Calmon, Serrolândia, Várzea do Poço e Caldeirão Grande, o que só aumenta a responsabilidade desses municípios, já que a Dengue tipo 4 é considerada como sendo mais grave do que as b outras formas da doença

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a dengue tipo 4 circula há vários anos em países do Caribe e da América Latina, como a Venezuela que faz fronteira com o Brasil. Por isso, dizem os técnicos, era esperado que, em algum momento, a doença pudesse reaparecer no território nacional. Mas esclarece que, até o momento, não há registro de epidemias de dengue, em nenhum estado brasileiro que esteja relacionada, exclusivamente, ao vírus Denv-4.
Os mosquitos transmissores da dengue são chamados Aedes, ao contrário de outros mosquitos, são ativos e picam durante o dia, principalmente na região dos tornozelos.

E mais: Dengue tipo 4 já responde por 80% dos casos na Bahia
Em 2012, a Bahia já registrou 41.913 casos de dengue entre 1º de janeiro e 19 de maio, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). De acordo com o órgão, houve um aumento de 11,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 37.465 casos foram notificados. Mas, além do crescimento, outro fator que vem preocupando  os epidemiologistas da Sesab é o avanço do tipo 4 da doença, em substituição ao tipo 1.

Texto: Arnaldo Silva com informações do Ministério da Saúde/Foto: O Povo Quer Saber.





Nenhum comentário:

Postar um comentário