terça-feira, 29 de maio de 2012

São Domingos – Comunidade de Lagoa Coberta é beneficiada com patrulha agrícola


De acordo com a presidente da Associação de Moradores, Islene Araújo, os equipamentos da patrulha agrícola será importante para a produção da agricultura familiar e chega em um bom momento.

Na manhã de segunda-feira (28), o deputado federal Zezéu Ribeiro (PT), acompanhado de lideranças política do município de São Domingos e líderes do movimento associativista da agricultura familiar, entregou oficialmente à comunidade de Lagoa Coberta, distante 3,5 km da sede, uma patrulha agrícola através do projeto de mecanização implantado pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional). O recurso utilizado para compra da patrulha agrícola foi oriundo de uma emenda parlamentar do deputado e foi assinado um Termo de Doação entre a Sedir/CAR e a Associação dos Moradores da Lagoa Coberta para ser utilizado pelos agricultores familiares.

Segundo a presidente da entidade, Islene Araújo, a associação sentiu a necessidade de reivindicar ao governo estes equipamentos, pois não era possível continuar trabalhando na enxada e o custo com máquinas particulares estava muito alto, ou seja, os agricultores estavam pagando R$ 40/hora de trator para preparar suas terras ou colocar óleo e pagar tratoristas das máquinas pertencentes a outras associações e, além disto, não tinham com transportar seus produtos, sendo necessário recorrer a aluguel de caminhonetes, inclusive neste momento de estiagem.


O equipamento, composto de uma batedeira de cereais, arado, grade hidráulica, carreta agrícola, cultivador, escarificador, guincho, e compressor de ar, servirá para dinamizar a produção local, com atendimento a várias comunidades, melhorado a atividade agrícola na região. A comunidade, segundo a presidente da Associação, está se organizando para construir uma garagem para guardar todos os equipamentos e enquanto isto não acontece, foi improvisada um espaço na residência da tesoureira da entidade, Hildete Rufino.   
“Na nossa comunidade, temos cerca de 32 sócios que fazem parte da associação e a maioria depende do trabalho da agricultura famíliar e esse era um equipamento que a gente estava precisando bastante”, disse a presidente. A associação foi fundada em 2005 e tem sede própria onde os sócios se reúnem uma vez por mês de forma ordinária.


O deputado federal, Zezéu Ribeiro  lembrou do ex-presidente Lula ao entregar à chave do trator a presidente da Associação Islene Araújo, ao citar que a lógica é dividir o bolo para poder crescer e que estes equipamentos vai ajudar na produção da agricultura familiar e atender “aquilo que tanto o presidente Lula falava, ou seja, fortalecer o Brasil de cada um, o local onde a gente vive”, falou o parlamentar. Ele falou também sobre os resultados positivos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), vinculando 30% da agricultura familiar para merenda escolar e, de acordo com o deputado, a agricultura familiar envolve principalmente a cultura de seu povo, potencializando a melhoria da qualidade de vida das famílias.



Para Elizangela Araújo coordenadora Geral da FETRAF/BRASIL, com o trabalho de fortalecimento da agricultura familiar com vistas ao desenvolvimento econômico e social, vem tentando reverter o atraso que o norte e nordeste do país têm enfrentado no trabalho da agricultura familiar, pois não é mais possível se trabalhar na enxada e esta patrulha agrícola é de grande importância para região. “O papel das associações são de extrema importância para o fortalecimento da agricultura familiar e organização da produção”, falou a líder associativista que é natural de São Domingos.
Antes de ser entregue os equipamentos a comunidade, foi realizada uma carreata pelas ruas do centro da cidade, onde um locutor explicava aos agricultores que estavam na feira-livre e no centro comercial, os objetivos e origem dos recursos utilizados na aquisição e por fim, num ato simbólico na área do Centro de Abastecimento, local tradicionalmente conhecido pela comercialização dos produtos da agricultura familiar, aconteceu um ato e depois, finalizando a agenda de entrega da patrulha agrícola, o deputado e a comitiva foram até a comunidade onde foram recepcionados com um almoço.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas












Nenhum comentário:

Postar um comentário